A História
  O que é a História?
  Que são Fontes  história?
  Como trabalhar as fontes?
Historiador. Eu?
 
 

 

O que é a História?

A História é uma ciência que se dedica a estudar as mudanças por que passaram as sociedades humanas ao longo dos tempos... O estudo da História permite-nos conhecer modos de vida, diferentes dos actuais, que existiram em outras épocas e em diversos locais. Ajuda-nos a compreender melhor o que somos hoje, porque o somos e porque agimos de determinadas formas. Assim, a História permite-nos explicar muitas situações e acontecimentos que nos rodeiam.

O que são as fontes em História?

Existem diferentes tipos de fontes históricas. Elas podem ser primárias ou secundárias.

As fontes primárias são aquelas que foram produzidas por pessoas contemporâneas de um acontecimento.

As fontes secundárias são aquelas produzidas em períodos posteriores ao acontecimento, como, por exemplo, um livro sobre a Idade Média escrito por um historiador actual.

Como o historiador trabalha as fontes?

Para interpretar as fontes, o historiador tem de colocar questões às suas fontes. Perante um pergaminho, por exemplo, o historiador tem de questionar “O que posso saber do passado com base neste texto, que certeza posso ter do que me é apresentado e que conclusões posso tirar?”.

 

Às vezes existem diferentes versões sobre um mesmo acontecimento, por isso exige-se ao historiador que relacione as fontes disponíveis uma vez que diferentes fontes podem transmitir diferentes ideias sobre um mesmo acontecimento, dependendo de interesses, do autor ou da época em que foram produzidas...

É muito difícil ao historiador atingir é a objectividade, isto é, mostrar a verdade sem reflectir os seus próprios valores, pois também o historiador é um ser inserido num contexto social específico, com convicções e ideias próprias. Muitos autores afirmam mesmo que nenhum texto poderá ser completamente objectivo, pois todos são produto da cultura na qual os seus autores viveram.

Historiador. Eu?

Pesquisar, colocar questões, avançar hipóteses, apresentar conclusões, e críticas bem fundamentadas e debater problemáticas são algumas das competências que o trabalho que vais desenvolver ao longo deste ano lectivo te proporciona. Entra nesta aventura!

Bibliografia | Competências EspecíficasHistória | Currículo Nacional do Ensino Básico (Descreto Lei 6/2001)

 

 Sónia Cruz | Optimizado para a resolução 1024x768 |

  © Copyright 2006-2007 História Nove. Todos os Direitos Reservados. Design by Interspire